Pis e Cofins sobre Locação de Bens Móveis

10/03/2010

Por Teixeira Fortes Advogados Associados

O Supremo Tribunal Federal, apreciando a questão relativa à cobrança do ISS sobre locação de bens móveis, decidiu que a locação não estabelece uma "obrigação de fazer", mas sim uma "obrigação de dar", não se caracterizando, portanto, como uma prestação de serviços passível de tributação pelo ISS.

Até o advento da Lei 9.718/98, que ampliou a base de cálculo do PIS e da COFINS, essas contribuições incidiam somente sobre o faturamento da venda de bens e serviços.

A locação de bens móveis, como já reconheceu o Supremo Tribunal Federal, não se caracteriza como prestação de serviços – além de não poder, à toda evidência, ser entendida como venda de bens – e, portanto, as receitas originadas dos aluguéis não poderiam ser tributadas para cobrança do PIS e da Cofins, antes da Lei 9.718/98.

Os valores pagos a esse título podem, portanto, ser objeto de pedido de restituição ou compensação, observado o prazo prescricional de 10 (dez) anos contados do efetivo recolhimento do tributo.

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.