A Progressividade do IPTU. A possibilidade de seu Questionamento mesmo após a Emenda Constitucional 29/2000.

10/03/2010

Por Teixeira Fortes Advogados Associados

Em que pese o advento da Emenda Constitucional 29/2000, que autorizou a cobrança do IPTU progressivo em função do valor venal do imóvel, ainda é possível questionar a constitucionalidade da progressividade instituída pelos Municípios.

O fundamento desse questionamento é que a progressividade só é admitida para impostos de natureza pessoal, assim entendidos como aqueles que levam em conta os aspectos pessoais do contribuinte para o cálculo de seu valor, tal como o Imposto de Renda. E essa é uma garantia constitucional, que não poderia ser violada, ainda que por meio de Emenda Constitucional.

O IPTU é um imposto real, pois a carga tributária é imposta considerando apenas o objeto da tributação, sem considerar as condições individuais de quem paga o imposto.

Neste sentido, o IPTU não poderia ter alíquotas progressivas conforme sua base de cálculo, que é o valor venal do imóvel, pois essa progressividade caracteriza a variação de cobrança conforme a capacidade contributiva de quem paga o imposto, violando o princípio constitucional de que os impostos de natureza real não estão sujeitos à progressividade.

Já há decisões favoráveis ao contribuinte em primeira e segunda instâncias, tais como as obtidas pelo escritório Teixeira Fortes, Advogados Associados, nas Apelações nºs 1168559-1 e 1151854-0, no Primeiro Tribunal de Alçada Civil de São Paulo.

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.